Fechar
Página inicial Catálogo de Obras

Catálogo de Obras

A quarta edição do catálogo "Villa-Lobos, sua obra", lançado em março de 2022 em formato físico, se apoia nos critérios estabelecidos nas edições de 1965 e 1972, lançadas por Arminda Villa-Lobos – primeira diretora do Museu –, e na terceira edição, de 1989. Esta nova edição representa o esforço de uma equipe multidisciplinar, composta por servidores da instituição e colaboradores, durante um longo período. A editoração do catálogo foi possível graças ao financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus.

O processo de construção da quarta edição envolveu pesquisa (e aqui destacamos a Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional como uma das mais importantes fontes para este trabalho), processamento técnico do acervo e consultoria de especialistas.

A obra oceânica do compositor demanda, ainda, um amplo investimento, e o trabalho de correção, atualização e ampliação não se esgota com esta quarta edição.

Clique aqui para acessar e baixar gratuitamente a quarta edição (arquivo PDF).

Bibliotecas, arquivos e centros culturais interessados no recebimento do catálogo devem escrever para mvl.pesquisa@museus.gov.br.