Instituto Brasileiro de Museus

Museu Villa-Lobos

Programação online de Julho

publicado: 13/07/2020 15h11, última modificação: 13/07/2020 17h04

No mês de Julho o Museu Villa-Lobos (MVL/IBRAM) dá continuidade à sua programação online. No dia 23/7, quinta-feira, a partir das 16h, será disponibilizado nas redes sociais do museu, vídeo com recital da violonista Adriana Ballesté, que além de atuar como solista, também faz parte do Duo Madri de Violões e da Orquestra de Violões da AV-Rio. Em 2017, lançou o CD, Chuva no Mar, que na opinião do compositor e violonista Marco Pereira é “uma importante contribuição para a história do violão brasileiro”. No repertório do recital, estão obras de Villa-Lobos, Marco Pereira, Arthur Verocai e João Pernambuco.

Na quinta-feira seguinte, dia 30/07, também a partir das 16h, teremos mais um vídeo com recital do projeto Mini-Concertos Didáticos (MCD).  Desta vez com o Duo Cancionâncias, formado por Manuelai Camargo  (soprano dramático)  &  Cyro Delvizio  (violão). O duo se dedica a difundir a música erudita de forma democrática, dando roupagem, ora leve e divertida, ora dramática e nostálgica, a obras de grandes compositores da música nacional – como Carlos Gomes, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, entre outros. Os Mini-Concertos Didáticos são realizados no museu desde 1985, e a partir do mês de junho, uma pequena mostra do trabalho realizado pelos grupos do projeto é apresentada pela internet.

Desde maio, está disponível na plataforma Google Arts & Culture a exposição virtual Native Brazilian Music: 80 anos, que conta o percurso da gravação do LP Native Brazilian Music, um dos mais icônicos da história da música brasileira. Gravado em 1940 no convés de um navio norte-americano, em pleno porto do Rio de Janeiro, o disco – com a coordenação do compositor Heitor Villa-Lobos e do regente britânico Leopold Stokowski – registra músicas de Cartola, Pixinguinha, Donga, Luiz Americano e outros importantes artistas brasileiros. 

Programação:

23/07, 16h – Adriana Ballesté: vídeo com recital da violonista com obras de Villa-Lobos, Marco Pereira, Arthur Verocai e João Pernambuco

30/07, 16h – Mini-Concerto Didático virtual: vídeo com recital do Duo Cancionâncias

Já disponível online – exposição virtual Native Brazilian Music: 80 anos na plataforma Google Arts & Culture

Sobre o Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture disponibiliza mais de 2.000 museus ao seu alcance. É a sua porta para explorar a cultura em toda a sua diversidade, uma maneira imersiva de explorar arte, história, maravilhas do mundo e histórias sobre o patrimônio cultural, desde as pinturas dos quartos de Van Gogh, a cela de Mandela aos templos antigos, dinossauros, ferrovias indianas ou comida no Japão. Mais sobre o Google Arts & Culture: aqui. O aplicativo Google Arts & Culture é gratuito e está disponível na Web, no iOS e no Android.