Página inicial Últimas Notícias Festival Villa-Lobos chega em sua 60ª edição com eventos para todos os públicos

Festival Villa-Lobos chega em sua 60ª edição com eventos para todos os públicos

Publicado em 14/11/22 17:44 , Atualizado em 14/11/22 18:10 | Acessos: 898

Novembro é um mês muito importante no que tange à programação de eventos do Museu Villa-Lobos, relacionados à história musical ligada a seu patrono, o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos: é o tempo do FESTIVAL VILLA-LOBOS, neste ano de 2022 em sua 60ª edição, com a maioria das apresentações tendo lugar na sede do Museu - o casarão histórico do bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.

O evento terá início em 9/11, às 10h, com o Mini-Concerto Didático, um recital interativo com músicos do Spanta Neném, que apresenta obras de Villa-Lobos e outros compositores nacionais entremeadas por atividades lúdicas e informações sobre a vida dos compositores e elementos da música. Destinada ao público infanto-juvenil, a ação educativa integra à programação do 1º Encontro da Rede Brasileira de Práticas Musicais Reflexivas, bem como na que acontece em 11/11, às 14h, terá lugar o Encontro de Jovens Instrumentistas, com o regência de Rodrigo Belchior e participação de jovens de diversos projetos sociais como Bateria da Escola de Música do Spanta, Grupo de Flautas do Rio, Escola de Música e Orquestra da Rocinha.

A seguir, em 16/11, às 18h, acontecerá um recital de violão solo de Cyro Delvizio, apresentando estudos de Villa-Lobos e obras de Francisco Mignone para o instrumento.

A próxima atração do evento será a Oficina Sonoridades Indígenas e Villa com Dauá Puri, arte educador que apresenta elementos da cultura Puri através de contação de história e atividades de sensibilização musical em 17/11, às 13h30.

Ainda em 17/11, às 18h, a violonista Thaís Nascimento apresenta o recital "Mulheres compositoras para violão".

Em 18/11, às 18h, será a vez do Encontro de Corais trazendo os coros Coroá e Ás de Copas sob a regência de Ignez Perdigão.

No sábado, dia 19, David Chew e Blas Rivera em única apresentação que será realizada no auditório da Casa de Rui Barbosa, em 19/11, às 18h.

Em 23/11, às 17h, outra grande apresentação: o Encontro de Corais, tendo como regente Paulo Pauleira e contando com a participação dos corais da Fiocruz, Astcerj, BomTempo e Cant´duRio.

O encerramento do evento acontecerá em grande estilo, no dia 25/11, às 18h, com Hugo Pilger. O músico apresenta "O violoncelo choroso de Heitor Villa-Lobos", um recital com obras para violoncelo solista que visa apresentar a sonoridade do violoncelo do Villa-Lobos e divulgar obras de compositores brasileiros que se inspiraram no compositor.

O ingresso de cada apresentação custa apenas R$ 1.