O Museu Villa-Lobos é responsável pela coleta, manutenção, preservação, estudo e divulgação de documentos e objetos que atestam, testemunham e ilustram a vida e a obra de Villa-Lobos e que, pela sua expressão e representatividade, constituem referência na formação da identidade e da musicalidade brasileira.
Reiterando sua missão de ser um espaço de pesquisa, o museu atende usuários e pesquisadores nacionais e internacionais interessados em estudar Villa-Lobos e suas obras. Com o intuito de garantir a acessibilidade ao vasto acervo da instituição, o museu disponibiliza uma parte de seu acervo digitalmente por meio da plataforma Tainacan. Além disso, contamos com uma equipe técnica sempre disposta a atender aos pesquisadores.
A coleção possui um total de 1.600 registros fotográficos, capturando imagens de Villa-Lobos jovem e adulto, em momentos de descontração ao lado de sua família e amigos, e também ao lado de músicos e intérpretes em suas apresentações como maestro. As fotos também registram viagens, as homenagens que recebeu ao longo da vida, entre outros temas.
São cerca de 4 mil itens, compostos por correspondências destinadas a Villa-Lobos e/ou Arminda por amigos, familiares, músicos, instituições e vice-versa. Dentre os outros documentos textuais, fazem parte a produção intelectual de Villa-Lobos e de terceiros; anotações sobre suas obras; documentos pessoais e institucionais relacionados aos cargos públicos que ocupou; textos sobre educação cívico-artística; contratos; documentos sobre ritmos populares; homenagens; entrevistas; e anotações diversas feitas pelo compositor ou sobre ele.
A coleção de partituras, talvez uma das mais importantes da instituição, conta com cerca de 2.300 itens, entre manuscritos originais, impressos e reproduções (cópias xerox, fotostáticas, heliográficas etc.) que venham a suprir a ausência de originais.
Programas e cartazes de concerto
Somam um total de 2.000 programas de concertos nacionais e internacionais, recitais, concursos e palestras em que Villa-Lobos e/ou sua obra foi interpretada.
O acervo bibliográfico - localizado na Biblioteca José Vieira Brandão - compreende obras pertencentes ao arquivo pessoal de Villa-Lobos, além de outras aquisições, através de compra e doação. Trata-se de um acervo diversificado, com biografias do compositor e de outros compositores, obras de referência, catálogos de obra, história da música, música folclórica, música brasileira, instrumentos musicais, educação artística e musical, modernismo brasileiro e outros temas.
Composto por 500 CDs, 1.050 LPs e 1.100 unidades de fitas de rolo, DAT e cassete, contendo a música de Villa-Lobos, entrevistas e discursos, suas atuações como músico, depoimentos de personalidades sobre o compositor etc.
Objetos pessoais
Cerca de 265 itens entre utensílios, jogos, instrumentos de trabalho e outros tipos de objetos mais íntimos que pertenceram a Villa-Lobos. É uma coleção que mostra um pouco o homem para além do compositor - o homem com um lado brincalhão e travesso, como podemos ver no brinquedo de colocar nos dedos e dar choque com apertos de mãos, que Villa usava para assustar os amigos.
Instrumentos musicais
Piano, violoncelo, violão e instrumentos de percussão - como reco-reco, cuíca, chocalho de metal, tambu, tam tam, camisão e pio, os dois últimos confeccionados sob a orientação de Villa-Lobos. O conjunto possui 21 itens, todos pertencentes ao maestro e compositor.
Homenagens
Selos, cédulas, batutas especiais e outros artefatos confeccionados por diferentes instituições em homenagem a Villa-Lobos, com o total de 47 itens.
Artes visuais
O conjunto inclui pinturas, gravuras e esculturas em homenagem a Villa-Lobos, perfazendo 89 itens. Algumas dessas obras, inclusive, podem ser vistas em fotografias do acervo que mostram a casa do compositor, indicando que faziam parte do seu cotidiano.