Página inicial Últimas Notícias Morre aos 94 anos o compositor e regente Edino Krieger

Morre aos 94 anos o compositor e regente Edino Krieger

Publicado em 07/12/22 18:18 , Atualizado em 07/12/22 18:19 | Acessos: 389
imagem sem descrição.

Edino Krieger (1928-2022) foi mais do que grande compositor, produtor e crítico musical. Em sete décadas de carreira, defendeu como poucos a música brasileira de concerto e a importância da educação musical nas escolas.

Catarinense de Brusque, Edino era filho do maestro Aldo Krieger, também músico e compositor. Foi presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, diretor da Sala Cecília Meireles e criador e coordenador dos Festivais de Música da Guanabara e das Bienais da Música Brasileira Contemporânea, entre outros cargos de gestão de políticas culturais. Também presidiu por diversos mandatos a Academia Brasileira de Música, na qual ocupou a cadeira 34. A riqueza da obra de Edino é tão grandiosa quanto a carreira múltipla dedicada à institucionalidade da música brasileira de concerto.

Edino Krieger foi colaborador e um dos conselheiros do Museu Villa-Lobos na gestão de Arminda Villa-Lobos (1961-1985), tendo proferido, na edição do Festival Villa-Lobos de 1971, a conferência "A atualidade da obra de Villa-Lobos". À família e aos amigos de Edino, desejamos muita força.