Fechar
Página inicial VillaCast

VillaCast

O VillaCast, primeiro podcast produzido pelo Museu Villa-Lobos, aborda aspectos da vida e da obra de Heitor Villa-Lobos, seu legado e influência na música brasileira e mundial, em uma série documental prevista para ter seis episódios, publicados entre 2020 e 2021. Cada episódio lidará com determinada faceta, aspecto, tema ou momento da obra de Villa-Lobos. A realização do podcast foi possível graças ao CNPq, por meio do programa de iniciação científica feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus.

 


Conheça os episódios já publicados:

#1: O choro dos choros

Em seus Choros, Heitor Villa-Lobos funde elementos da música popular brasileira com técnicas de vanguarda do modernismo europeu. Mas por que deu a essas obras o nome "Choros"? Será que há alguma relação entre os choros villalobianos e o choro da música popular? No primeiro episódio do VillaCast, Pedro e Eduardo fazem uma viagem pela história do choro, considerado por muitos o primeiro estilo de música popular brasileira urbana, e dos Choros de Villa-Lobos, uma das séries mais famosas do compositor. O episódio está disponível nos principais agregadores de podcast e também no canal do MVL no YouTube.

#2: Fogo na floresta

Como era a Amazônia que Villa-Lobos conheceu em suas viagens? No segundo episódio do VillaCast, Pedro e Eduardo falam sobre as obras "amazônicas" de Villa-Lobos, passeando pelo imaginário cultural da região no início do século XX e pela história dos ciclos da borracha. O episódio está disponível nos principais agregadores de podcast e também no canal do MVL no YouTube