O Museu Villa-Lobos, instituição vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura, promove entre os dias 8 e 15 de novembro de 2025 o 63º Festival Villa-Lobos, reafirmando a tradição de mais de seis décadas de celebração à obra do grande compositor Heitor Villa-Lobos.
Sob a direção musical do violoncelista David Chew, o festival traz uma programação diversa, reunindo nomes consagrados da música brasileira ao lado de jovens talentos. Os concertos acontecem no Museu da República, Espaço Cenáculo e Escola de Música da UFRJ.
PROGRAMAÇÃO
Sábado – 8 de novembro | 17h | Museu da República
HOMENAGEM A MIGUEL PROENÇA
Com Claudia Tolipan (piano) e David Chew (violoncelo).
Concerto dedicado à memória e à contribuição artística do pianista Miguel Proença, seguido da Excursão Artística de Villa-Lobos com a Escolinha de Música Rio Cello, apresentando jovens intérpretes no programa.
Domingo – 9 de novembro | 17h | Museu da República
VIAJANDO O MUNDO COM VILLA-LOBOS
Com o grupo Ventos do Mundo: Kátia Balloussier (piano), Daniela Mesquita (mezzosoprano) e David Chew (violoncelo), com participações de Gilson Peranzzetta (piano) e Mauro Senise (saxofone).
O concerto propõe uma viagem sonora pelas influências universais presentes na obra de Villa-Lobos, explorando os diálogos entre a música brasileira e outras tradições do mundo.
Segunda – 10 de novembro | 17h | Museu da República
CONCERTO PARA CARIDADE – SCHUMANN, VILLA-LOBOS E PIAZZOLLA
Com o Quarteto Lindarte: Linda Bustani (piano), Michel Bessler (violino), Bernardo Fantini (viola) e David Chew (violoncelo).
Um recital beneficente que aproxima o romantismo europeu de Schumann, a modernidade brasileira de Villa-Lobos e o lirismo portenho de Piazzolla.
Terça – 11 de novembro | 19h | Espaço Cenáculo
VILLA-LOBOS E O VIOLÃO
Com Maria Haro, Nicolas de Souza Barros, Augusto Cornelius, Pedro Sett, Duo Ars Nova, Clayton Vetromilla e Marco Lima.
O concerto reúne diferentes gerações de violonistas interpretando obras que celebram o instrumento mais emblemático da música brasileira, tão presente na criação de Villa-Lobos.
Quarta – 12 de novembro | 15h | Espaço Cenáculo
AS EDIÇÕES DE VILLA-LOBOS – ENCONTRO COM PESQUISADORES E INTÉRPRETES
Participantes: David Chew (violoncelo e orientador), David Ashbridge (compositor e editor), Ernani Aguiar (compositor), Hugo Pilger (violoncelista e pesquisador), Juliana Franco (soprano) e Tomaz Soares (violino).
O encontro aborda as edições das obras de Villa-Lobos e suas implicações pedagógicas e interpretativas, com ênfase na difusão de sua obra no Brasil e no exterior.
Quarta – 12 de novembro | 19h | Espaço Cenáculo
OS QUARTETOS DE VILLA-LOBOS
Com o Quarteto de Cordas da UFF: Tomaz Soares (violino I), Ubiratá Rodrigues (violino II), Clara Santos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo).
O grupo apresenta os Quartetos de Cordas de Villa-Lobos, uma das mais significativas contribuições do compositor para o repertório camerístico internacional.
Quinta – 13 de novembro | 17h | Museu da República
DO CLÁSSICO À BOSSA NOVA
Com Aleska Chediak (violoncelo) e Renan Francioni (piano).
Um recital que percorre a trajetória entre a música erudita e a Bossa Nova, destacando o papel de Villa-Lobos como elo entre a tradição clássica e a inovação popular.
Sexta – 14 de novembro | 17h | Museu da República
TANGO, ROMANCE E ETERNIDADE
Com Blas Rivera (arranjos, sax e piano), David Chew (violoncelo) e Juliana Franco (soprano).
Um encontro poético entre o tango e a música brasileira, em um programa que une lirismo, emoção e expressividade.
Sábado – 15 de novembro | 17h | Escola de Música da UFRJ
CONCERTO DE ENCERRAMENTO E LANÇAMENTOS
Direção musical: David Chew.
Participação de Rodrigo Cunha (violoncelo), Vinícius Nascimento (violoncelo), Ismael Maciel (violoncelo), Guilherme Aguiar (violoncelo), João Victor (violoncelo), Daniel Libano (violoncelo), Pietra Ferraz (violoncelo), Rodrigo Alencastre (violoncelo), Milleni Rocha (contrabaixo), Clarice Roberta (contrabaixo), Tomaz Soares (violino), Pablo Panaro (piano) e Cristiano Vogas (piano).
Concerto em homenagem aos 100 anos de Maria Lúcia Godoy, com o Festival Villa-Lobos Cello Ensemble e Juliana Franco (soprano), além de lançamento do livro de Marcelo Jardim e de novas edições de David Ashbridge.
SERVIÇO
63º Festival Villa-Lobos
De 8 a 15 de novembro de 2025
Ingressos: R$1
Locais:
Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro
Espaço Cenáculo – Rua Almirante Tamandaré, 66 – Flamengo, Rio de Janeiro
Escola de Música da UFRJ – Rua do Passeio, 98 – Centro, Rio de Janeiro
Mais informações: mvl@museus.gov.br
SOBRE O FESTIVAL
Criado em 1963, o Festival Villa-Lobos é o mais antigo festival de música erudita em atividade contínua no Brasil. Sua missão é difundir e valorizar a obra de Heitor Villa-Lobos, promovendo o diálogo entre tradição e contemporaneidade e incentivar a formação de novas gerações de músicos e intérpretes brasileiros.
