Página inicial Últimas Notícias Semana de Museus tem nova exposição, recitais e mesa redonda

Semana de Museus tem nova exposição, recitais e mesa redonda

Publicado em 13/05/22 15:27 , Atualizado em 25/05/22 00:27 | Acessos: 550

A 20ª edição da Semana Nacional de Museus acontece no Museu Villa-Lobos (MVL) entre 16 e 25 de maio. A programação celebra as parcerias institucionais com o Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM), o Museu Victor Meirelles (Ibram) e o Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (IVL/UNIRIO), com eventos presenciais e online destinados a todos os públicos.

No dia 16 de maio será aberta a exposição temporária "A percussão em Villa-Lobos", fruto de parceria entre o MVL e o MVIM. A proposta é apresentar os instrumentos de percussão utilizados na obra de Villa-Lobos, exibindo itens do acervo do MVL - e que pertenceram ao compositor - e instrumentos que não existiam mais e que elaborados especialmente para a ocasião, por encomenda do MVIM, pelo luthier Tiago Calderano.

A estreia da exposição ocorrerá às 12h, no novo espaço multiuso do MVL, com a apresentação dos resultados do projeto de catalogação dos instrumentos musicais do acervo do MVL, feito em parceria com o MVIM. Em seguida, o luthier Mayo Pamplona fala sobre o processo de restauração do violão que pertenceu a Villa-Lobos, seguido de apresentação, neste instrumento, da violonista Maria Haro e da participação do também violonista Turibio Santos.

No dia 17 de maio, também às 12h, o MVL apresentará uma roda de conversa sobre o processo de restauração do violoncelo e do piano do acervo da instituição, com apresentações musicais do violoncelista Hugo Pilger e da pianista Sheila Zagury.

Já no dia 18 de maio, estão programadas duas atividades, ambas lideradas por Dauá Puri, representante da etnia Puri. Às 10h, uma oficina abordará as tradições dos povos originários em diálogo com a música de Villa-Lobos, e às 17h haverá o lançamento do CD “Uhtlana: Dauá canta em Puri os sons da viola de taquara”.

Na quinta-feira, dia 20 de maio, será publicado no YouTube e nas redes sociais do MVL um recital do trio formado por Maíra Cruz (flauta), Mateus Levi (clarinete) e Maria Luiza Lundberg (piano), com obras de Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda e Astor Piazzolla. O evento faz parte da série Quintas Concertantes, em parceria com o Instituto Villa-Lobos, da UNIRIO.

No sábado, dia 21, às 16h, o MVL recebe o Duo Madri, formado pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, também em parceria com o MVIM.

Por fim, no dia 25, às 19h, o MVL apresentará em seu canal no YouTube a mesa redonda “O som da brasilidade", sobre o modernismo de Villa-Lobos e o tropicalismo. O debate terá a participação de Paulo de Tarso Salles (USP), Ricardo Averbach (Miami University) e Cristopher Dunn (Tulane University), e é fruto da parceria entre o MVL e o Museu Victor Meirelles.

A mesa faz parte do ciclo de debates "O modernismo pelo retrovisor: do tropicalismo à Semana de Arte Moderna", promovido pelo Museu Victor Meirelles. Todos os eventos desse ciclo estarão disponíveis nos canais dos museus Villa-Lobos e Victor Meirelles no YouTube.

Confira todos os detalhes das atividades programadas para a Semana de Museus 2022 em nossa página web: http://museuvillalobos.museus.gov.br

Outras informações sobre o MVL podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mvl.pesquisa@museus.gov.br.