Fechar
Página inicial Últimas Notícias MVL lança nova edição do catálogo de obras de Villa-Lobos

MVL lança nova edição do catálogo de obras de Villa-Lobos

Publicado em 07/03/22 16:32 , Atualizado em 18/05/22 15:50 | Acessos: 429

Na semana de comemoração dos 135 anos de Villa-Lobos, é com orgulho que anunciamos o lançamento da quarta edição do catálogo “Villa-Lobos, sua obra”.

A nova versão se apoia nos critérios estabelecidos nas edições de 1965 e 1972, lançadas por Arminda Villa-Lobos – primeira diretora do Museu –, e na terceira edição, de 1989. Representa o esforço de uma equipe multidisciplinar, composta por servidores da instituição e colaboradores, durante um longo período. A editoração do catálogo foi possível graças ao financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus.

O processo de construção da quarta edição envolveu pesquisa (e aqui destacamos a Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional como uma das mais importantes fontes para este trabalho), processamento técnico do acervo e consultoria de especialistas.

A obra oceânica do compositor demanda, ainda, um amplo investimento, e o trabalho de correção, atualização e ampliação não se esgota com esta quarta edição. Além do envio para bibliotecas e instituições públicas, a versão impressa será distribuída gratuitamente a quem visitar a exposição “Memórias de Arminda” entre 7 e 11 de março, de 10h às 17h. Atenção: não é necessário agendamento, mas a apresentação de comprovante de vacinação (digital ou em papel) e documento de identificação serão exigidos, conforme determinação da prefeitura do Rio de Janeiro.

A versão digital do catálogo - com aprimoramentos em relação à edição impressa - será disponibilizada no site do MVL no início do segundo semestre de 2022.

Bibliotecas, arquivos e centros culturais interessados no recebimento do catálogo devem escrever para mvl.pesquisa@museus.gov.br.

Clique aqui para conhecer as novidades da quarta edição.