Fechar
Página inicial Destaques

Destaques do acervo

O Museu Villa-Lobos inicia hoje uma série de posts - publicados no site e nas redes sociais da instituição - sobre itens de seu acervo, composto por partituras, instrumentos musicais, objetos pessoais, fotografias, cartas e outras coleções que testemunham o universo musical e histórico de Villa-Lobos.
 
PARTITURA DA OBRA “AMAZONAS”
 
"Amazonas” é um poema sinfônico, também denominado pelo autor de bailado indígena brasileiro. Datada de 1917 (Rio de Janeiro), e muito provavelmente reescrita e finalizada em 1929, em Paris, a obra possui argumento redigido por Raul Villa-Lobos, pai do compositor.
 
A estrutura sinfônica - rítmica e temática - da obra é de inspiração amazônica. O trabalho orquestral é marcado pela originalidade e combinação de timbres, sobretudo pelo emprego de instrumentos de uso sinfônico pouco comum, como o violinofone, instrumentos indígenas de percussão e a antiga viola-de-amor.
 
De acordo com o escritor Mário de Andrade, que também foi um notável musicólogo, “Amazonas” é uma “obra importantíssima que está entre as mais completas e principalmente entre as mais perfeitas do grande compositor”. Este post apresenta uma das páginas de um manuscrito original de Villa-Lobos, em versão para piano.
 
Saiba mais sobre a Amazônia na obra de Villa-Lobos conhecendo o episódio “Fogo na Floresta”, do VillaCast.