Fechar
Página inicial Últimas Notícias MVL realiza eventos para todos os públicos na Primavera dos Museus

MVL realiza eventos para todos os públicos na Primavera dos Museus

Publicado em 20/09/22 19:17 , Atualizado em 20/09/22 19:17 | Acessos: 568

Dando continuidade à sua programação de eventos relacionados à história musical ligada a seu patrono - o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos -, o MVL faz acontecer a 16ª Primavera dos Museus durante os dias 19 a 23 de setembro, em sua sede, no casarão histórico do bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.

O evento terá início em 19/9, às 14h30, com o Circuito Turístico de Botafogo: Rui + Villa, e seguirá, diariamente, com outras grandes atrações.

Em 20/09, às 10h, terá lugar a oficina de musicalização “Sons Indígenas e Villa”, objetivando promover uma aproximação interativa do MVL com o público escolar infanto-juvenil e professores, por meio da prática voltada para aspectos de música indígena presentes na obra de Villa-Lobos e temas referentes à cultura brasileira. A oficina é fruto de parceria entre o MVL e o Museu do índio, sob o comando de Dauá Puri, indígena da etnia puri, arte-educador, contador de histórias, musicista e jornalista.

Na quarta-feira, 21/09, às 9h30, acontecerá uma oficina de musicalização com obras de Villa-Lobos e outros compositores nacionais entremeadas de elementos da música e curiosidades sobre a história dos gêneros musicais. Haverá um momento de atividades lúdicas e interativas no contexto da musicalização infantil. O maestro Rodrigo Belchior orquestrará um passeio pela vida e obra de Villa-Lobos, do clássico ao choro, para o aprendizado musical das crianças, através de um repertório proposto que visa à percepção rítmica, melódica e harmônica do público envolvido. Os músicos vão conduzir o evento desde o concerto à oficina com apresentação musical e mostrarão diversos instrumentos. Este evento ocorre em parceria com o projeto "A genialidade de Villa-Lobos", da produtora Aloha Consultoria e Eventos.

Ainda em 21/9, às 18h, será a vez do recital de voz e piano “O Cancioneiro Brasileiro: um Novo Olhar”, sob o comando de Carol McDavit, professora de canto e ópera e coordenadora do projeto de extensão denominado “Ópera da Unirio”, que representa um novo olhar de composição e performance num concerto fruto de dois projetos de mestrado do Programa PROEMUS, do Instituto Villa-Lobos, da UNIRIO.

A próxima atração do evento será o recital de voz e piano “Cartas de Amor”, com Georgia Szpilman, em 22/9, às 18h, uma homenagem ao amor de um grande maestro e compositor - Francisco Mignone - por uma linda e extraordinária pianista – Maria Josephina Mignone -, que se tornou esposa e companheira em uma linda jornada musical.

O encerramento do evento acontecerá em grande estilo, no dia 23/9, às 14h, com o “Primeiro Festival Loucura Musical”, que harmoniza o encontro de bandas da saúde mental das zonas norte e sul da Cidade do Rio de Janeiro, num resgate da potência da música como parte tão importante da reabilitação psicossocial.

Programação:

19.09, a partir das 14h30 – CIRCUITO TURÍSTICO DE BOTAFOGO: RUI + VILLA.

20.09, a partir das 10h – SONS INDÍGENAS E VILLA, com Dauá Puri, arte-educador, contador de histórias, musicista e jornalista.

21.09, a partir das 9h30 – MINI-CONCERTOS DIDÁTICOS e OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO.

21.9, a partir das 18h – O CANCIONEIRO BRASILEIRO: UM NOVO OLHAR, com Carol McDavit, professora de canto e ópera.

22.9, a partir das 18h – CARTAS DE AMOR, com Georgia Szpilman, pianista e cantora.

23.9, a partir das 14h – PRIMEIRO FESTIVAL LOUCURA MUSICAL, com bandas da saúde mental das zonas norte e sul do Rio de Janeiro.