Página inicial Eventos Especiais

Eventos Especiais

CIRCUITOS VILLA-LOBOS PELA CIDADE

IMPORTANTE: Os Circuitos Villa-Lobos estão interrompidos durante a pandemia, ainda sem previsão de retorno.

Circuito Museus de Botafogo + Concerto MVL

Dois museus situados no bairro de Botafogo são apresentados neste circuito: o Museu Villa-Lobos e o Museu Casa de Rui Barbosa, ambos instalados em casarões de estilo neoclássico, arquitetura remanescente das antigas chácaras do final do século XIX, área residencial da aristocracia da época. Na visita ao Museu Villa-Lobos, os participantes têm a oportunidade de conhecer o espaço expositivo e assistir a um concerto com obras de Villa-Lobos. E, no Museu Casa de Rui Barbosa, conhecer os encantos do jardim histórico e a sala de música onde se apresentou, em 1908, o compositor Catulo da Paixão Cearense, parceiro de Villa-Lobos nas rodas de choro.

Circuito Villa-Lobos Centro do Rio + Concerto CASA DO CHORO

Ruas e prédios por onde Villa-Lobos circulou são revisitados. No centro do Rio de Janeiro, lugares como o Teatro Municipal, a Restaurante Assírio, a Confeitaria Colombo, o Palácio Gustavo Capanema, a Esplanada do Castelo, a Sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Prédio na Rua Araújo Porto Alegre, 56, guardam memórias do trabalho, do lazer e da vida pessoal do compositor. Os participantes caminham por este ambiente até chegar à Casa do Choro, onde assistem a um recital, com destaque para o choro, gênero musical que inspirou Villa-Lobos em suas composições. O ponto de encontro para este passeio guiado é a escadaria do Theatro Municipal. O projeto Circuitos Villa-Lobos pela Cidade é uma iniciativa do Museu Villa-Lobos,  desenvolvida em parceira com o Museu Casa de Rui Barbosa, a Casa do Choro e a Revelando o Brasil.