Fechar
Página inicial Últimas Notícias Programação Online: Semana de Museus 2021

Programação Online: Semana de Museus 2021

Publicado em 17/05/21 14:21 , Atualizado em 18/06/21 20:09 | Acessos: 153

Neste mês de maio, participamos da 19ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre 17 e 23 de maio. O MVL permanece fechado ao público em respeito às medidas de contenção da Covid19, mas segue com sua programação online. 

 

No dia 18.05, a partir das 15h, será disponibilizado mais um vídeo da oficina Canaremundê Opeh, Puri em Sol com o arte-educador, contador de histórias, musicista e jornalista, Dauá Puri, indígena da etnia puri. A oficina é fruto de parceria entre o MVL e o Museu do índio e propõe experiências de sensibilização musical com uso de elementos da natureza, instrumentos percussivos e narração de histórias, inspirado em referências musicais de Villa-Lobos.

 

No dia 20.05, a partir das 16h, estará disponível nas nossas redes sociais um vídeo da série musical Quintas Concertantes, dessa vez com recital do violinista Álisson Berbert. A série é uma parceria entre o MVL e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que apresenta ao público jovens músicos universitários, com formação instrumental variada. Álisson Berbert iniciou seus estudos no violino aos 12 anos; em 2017 foi premiado no concurso Jovem Músico BDMG. Neste recital o violinista apresentará os Caprichos para violino solo de Marcos Salles e cinco prelúdios da série 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para violino só, de Flausino Vale.

 

Já no dia 21.05, a partir das 16h, também estará disponível nas redes sociais do MVL vídeo com os renomados músicos David Chew, Blas Rivera e Gilson Peranzzetta. O violoncelista David Chew é spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e faz parte do Quarteto da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de fundador e Diretor Geral e Artístico do Rio International Cello Encounter. Blas Rivera é compositor, saxofonista e pianista argentino, radicado no Rio de Janeiro, especialista em tango e outros ritmos latino-americanos. Seu trabalho único segue a herança de grandes músicos como Astor Piazzolla, Gato Barbieri, George Gershwin, entre outros. Já Gilson Peranzzetta é pianista, compositor, maestro e arranjador de renome internacional, autor de 300 músicas. 

 

No vídeo que será disponibilizado David Chew (violoncelo) e Gilson Peranzzetta (piano) interpretam a Canção da Lua. A obra foi composta por Gilson e dá título ao CD gravado por ele e David Chew. O duo Blas e Chew apresentarão a composição de Blas Hasta que vuelvas. Acompanhe em nossas redes sociais!

 

Programação:

18.05, a partir das 15h - Oficina CANAREMUNDÊ OPEH, PURI EM SOL com Dauá Puri.

20.05, a partir das 16h - Quintas Concertantes com o violinista Álisson Berbert.

21.05, a partir das 16h - Recital dos duos David Chew e Blas Rivera e David Chew e Gilson Peranzzetta.

 

 

Nos acompanhe nas nossas redes sociais!

 

Site: https://museuvillalobos.museus.gov.br/

Facebook: https://www.facebook.com/villalobosmuseum

Instagram: @museuvillalobos

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCwNE28EynSSnw8ZBfWGcFnA