Instituto Brasileiro de Museus

Museu Villa-Lobos

Acervo

Camissão, tambor retangular, acervo pessoal de Villa-Lobos.

O Museu Villa-Lobos é responsável pela coleta, manutenção, preservação, estudo e divulgação de objetos que atestam, testemunham e ilustram a vida e a obra de Villa-Lobos e que, pela sua expressão e representatividade, constituem referência na formação da identidade e da musicalidade brasileira.

Todo esse acervo vem sendo estruturado através do desenvolvimento de uma metodologia própria, gerada a partir dos conhecimentos dos técnicos em suas respectivas áreas e, muito especialmente, da prática da execução do trabalho. E, para cada um dos tipos de itens que o compõem, foram estabelecidos critérios e procedimentos para o seu levantamento e sua catalogação, respeitando a diversidade tipológica do acervo.

Reiterando sua missão de ser um espaço para a pesquisa, o museu recebe constantemente pesquisadores nacionais e internacionais interessados em estudar Villa-Lobos e suas obras. Com o intuito de garantir a acessibilidade ao vasto acervo da instituição, o museu disponibiliza uma parte de seu acervo digitalmente por meio da plataforma Tainacan. Além disso, contamos com uma equipe técnica sempre disposta a atender aos pesquisadores. Para entrar em contato, por favor preencha nosso formulário.

Fotografias

A coleção possui um total de 1.600 registros fotográficos, capturando imagens de Villa-Lobos jovem e adulto, em momentos de descontração ao lado de sua família e amigos, e também ao lado de músicos e intérpretes em suas apresentações como maestro. As fotos também registram suas viagens, as homenagens que recebeu ao longo da vida, entre outros temas.

MVL 1977-16A-008 – Villa-Lobos, com dedicatória à Arminda datada de Rio, 1-8-1932
Villa-Lobos ao telefone, com dedicatória a Arminda datada de Rio, 23-1941
Villa-Lobos ao piano, Arminda e Olga Praguer Coelho, no Hotel Waldorf Astoria. Nova York, 01-1945
Villa-Lobos, Arminda e Gastão Bittencourt no aeroporto de Lisboa, 1947

Correspondências e outros documentos textuais

São 6.000 itens, compostos por correspondências destinadas a Villa-Lobos e/ou Arminda por amigos, familiares, músicos, instituições e vice-versa. Dentre os outros documentos textuais, fazem parte a produção intelectual de Villa-Lobos e de terceiros, anotações sobre suas obras, documentos pessoais, textos sobre educação cívico-artística, contratos, documentos sobre ritmos populares, homenagens, entrevistas e anotações diversas do compositor ou sobre ele.

Correspondência de Basil, M.
Ellen Ballon, 1945

The American Wind Symphony, 1969
All American Youth Orchestra, 1940

Partituras

A coleção de partituras, talvez uma das mais importantes da instituição, conta com 2.300 itens, entre manuscritos originais, impressos e reproduções (cópias xerox, fotostáticas, heliográficas etc.) que venham a suprir a ausência de originais.

Arquivo sonoro

Composto por 500 CDs, 1.050 LPs e 1.100 unidades de fitas de rolo, DAT e cassete, contendo a música de Villa-Lobos, entrevistas e discursos, suas atuações como músico, depoimentos de personalidades contemporâneas do compositor etc.

Solista Turibio Santos: Villa Lobos 12 Estudos para Violão
Obras Cameríticas Brasileiras
H. Villa Lobos
Tom & Villa
Concerto n. 2 Heitor Villa Lobos

Programas e cartazes de concerto

Somam um total de 2.000 programas de concertos nacionais e internacionais, recitais, concursos e palestras em que Villa-Lobos e/ou sua obra foi interpretada.

Villa-Lobos interpretado por Vera Janacopulos e Arthur Rubinstein em Paris, 1924.
Voyage au Brésil, Vital R. de Castro e H. Villa-Lobos & Souza Lima em Paris, 1927
Cuevres de Villa Lobos, 1925
Villa Lobos, Tetro Municipal

Arquivo audiovisual

Somando um total de 200 filmes e fitas VHS e U-MATIC contendo depoimentos, músicas, concertos, entre outros.

Gravações de obras de Villa-Lobos em LPs.

Acervo bibliográfico

Compreendendo um total de 43.500 títulos, que compreendem obras pertencentes ao arquivo pessoal de Villa-Lobos, além de outras aquisições, através de compra e doação. Trata-se de um acervo diversificado, classificado tematicamente ou tipologicamente, contendo biografias do compositor e de outros compositores, obras de referência, catálogos de obra, história da música, música folclórica, música brasileira, instrumentos musicais, educação artística e musical, modernismo brasileiro. Destaca-se, nesta coleção, a série “Presença de Villa-Lobos”, composta de 13 periódicos editados e publicados pelo museu, com artigos do próprio compositor e de outros musicistas e musicólogos que analisam a obra de Villa-Lobos, além de 56 livros de recortes com milhares de matérias e reportagens sobre a vida e a obra do compositor, reunidos por sua esposa, Arminda Villa-Lobos.

Villa-Lobos – Musicien et Poète du Brésil – Marcel Beaufils
Heitor Villa-Lobos – The Search for the Brazil’s Musical Soul – Gerard Behágue
Capa de Presença de Villa-Lobos Nº 14
As Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos – Adhemar Nóbrega